O Planejamento Tributário consiste no gerenciamento do pagamento de tributos por uma empresa, realizado através de uma análise aprofundada de suas operações. Ele visa estrategicamente reduzir ou distribuir legalmente a carga tributária que incide sobre ela, sendo uma das principais ferramentas disponíveis no mercado para obter economia tributária e organização contábil.
No Planejamento Tributário, o profissional analisará o regime tributário no qual a empresa está enquadrada, verificando se é o mais vantajoso, e auxiliando na mudança quando necessário, para melhor aproveitamento de benefícios e isenções fiscais, dependendo do setor de atuação e porte da empresa, o que resulta na diminuição de suas despesas.
Além disso, ele assessora na recuperação de créditos tributários e valores restituíveis decorrentes de pagamento excessivo de impostos.
A análise operacional é essencial para o sucesso do Planejamento, uma vez que somente com um estudo aprofundado é possível evitar a incidência de impostos, alterando práticas internas que inicialmente possam parecer vantajosas mas que estão impedindo que a empresa usufrua de benefícios fiscais. Também busca-se melhores épocas para o pagamento de determinados tributos, visando aumentar o fluxo de caixa.
Em suma, o propósito do Planejamento Tributário é desburocratizar o pagamento de impostos e aumentar a assertividade das operações fiscais, tornando a empresa mais resistente às mudanças do setor econômico e tributário no qual está inserida, resultando em uma empresa mais forte e competitiva.
Contrate já um profissional de sua confiança para obter mais informações.