Você está inteirado sobre a Reforma Tributária?

Estimada há mais de 40 anos, a tão esperada Reforma Tributária, PEC 45, foi aprovada no dia 15 de dezembro de 2023 em votação de dois turnos na Câmara dos Deputados, seguindo para o Senado Federal, onde também foi aprovada há uma semana.

Tendo como objetivo principal a simplificação do nosso complexo sistema tributário, a reforma visa trazer maior transparência ao contribuinte, desburocratizar a informação e otimizar a economia.

Além disso, a mudança implantará um sistema de Imposto sobre Valor Adicionado, também conhecido como IVA Dual, utilizado em mais de 170 países — basicamente, um sistema unificado de tributos.

O sistema substituirá cinco impostos nas esferas estaduais e federais.

No plano estadual, serão substituídos ICMS e ISS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS); já no campo federal, serão substituídos PIS, PASEP, COFINS e IPI pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

A estimativa é que a CBS estabeleça uma alíquota de 8,8% e o IBS de 17,7%, totalizando 26,5%, mantendo a média nacional atual. Tendo a União, Estados e Municípios autonomia para estabelecer alíquotas padrão.

O fato é que a Reforma Tributária ainda precisa de muita regulamentação, necessitando de Leis Complementares ainda não apresentadas sobre diversos aspectos como arrecadação, administração, créditos, reembolsos e regimes diferenciados. Essa é uma grande preocupação atual dos tributaristas, pois quanto mais exceções, mais complexo se torna o novo sistema.

Embora a base da PEC 45 já esteja traçada, espera-se a aprovação das Leis Complementares até o final deste ano, pois estima-se o início da implementação do novo sistema em 2026, com término previsto para 2033.

Procure um profissional de sua confiança para saber mais detalhes do que muda para você ou sua empresa.

Compartilhe essa postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *